Será a acupuntura a solução para a dor? A Universidade de Georgetown, em Washington, volta a colocar esta técnica chinesa no centro das atenções.

 

Será a acupuntura a solução para a dor? Ladan Eshkevari, da Universidade de Georgetown, em Washington, diz que sim. E não só.

No último estudo que conduziu, este médico explica que a popular prática chinesa pode “reduzir o stress, a dor e, potencialmente, a depressão” e que o seu efeito é semelhante ao dos medicamentos ou até mesmo melhor.

“Os benefícios da acupuntura são bem conhecidos entre aqueles que a usam (…) e esta pesquisa demonstra como a acupuntura pode funcionar no corpo humano para reduzir o stress, a dor e, potencialmente, a depressão”, frisou Eshkevari em declarações ao Daily Mail.

Para este estudo, Ladan Eshkevari usou ratos de laboratório e recorreu à técnica de eletroacupuntura, aplicando-a num ponto único do estômago dos ratos testados.

Esta técnica debilitou a atividade do eixo Hipotalâmico-Hipofisário-Adrenal, elo de ligação entre o stress, o sistema imunológico, as emoções e o humor.

Esta debilitação – que também acontece com o uso de determinados fármacos – resultou numa redução da produção da hormona do stress, também associada à sensação de dor e à resposta cerebral a lesões.